Flórida Auto Center Salvador

Objeto solto dentro do carro pode virar arma contra passageiros



Objeto de 1 kg pode ser projetado para frente pesando 50 kg a 60 km/h. PRF recomenda que objetos pequenos fiquem em compartimentos.

Na hora de preparar o carro para viajar, o motorista precisa ficar atento às malas. Tudo deve ser colocado no bagageiro. Bolsas, sapatos e outros objetos soltos dentro do carro podem ser um perigo para os passageiros.

Em menos de uma hora, a blitz da Polícia Rodoviária Federal na BR-101 no Espírito Santo flagrou motoristas com a bagagem solta no banco de trás do carro. Um motorista levava uma televisão. Outro tinha ventilador, bolsa, carrinho de bebê. Além de perigoso, transportar objeto solto pode dar multa.

O instrutor de direção e especialista em segurança do trabalho Paulo Cozendo alerta para o perigo. Ele fez as contas e afirma que quando um carro bate a 60 km/h, o objeto de 1 kg que está no banco de trás é projetado para frente pesando 50 kg. Na mesma velocidade, um objeto de 20 kg é jogado para frente pesando uma tonelada. Se o objeto foi de 70 kg, o impacto é de 3,5 toneladas.

Por isso, a PRF recomenda que até os objetos pequenos fiquem guardados nos compartimentos que existem dentro do carro.

Fonte: G1