Flórida Auto Center Salvador

Como cuidar do seu veículo?

No período de férias, aumenta o número de veículos nas estradas, bem como as estatísticas de acidentes de trânsito. De acordo com o Grupo de Manutenção Automotiva (GMA) - que coordena a campanha de manutenção preventiva Carro 100%, há estudos que revelam que 27% dos acidentes são causados por falta de manutenção dos veículos. Desta forma, chama-se a atenção para a manutenção de alguns componentes fundamentais a fim de garantir a segurança na viagem.

Pneus - verificar a calibragem dos pneus e fazer a regulagem, conforme recomendação do manual do proprietário do veículo. Os pneus e o estepe devem estar em boas condições de uso. O rodízio de pneus, uma medida de economia importante, deve ser feito a cada 10.000 km rodados, garantindo vida útil maior. Ao fazer o rodízio é importante balancear e alinhar as rodas para evitar o desgaste prematuro dos pneus que também pode aumentar o consumo de combustível. Além disso, o alinhamento e o balanceamento das rodas garantem a dirigibilidade e segurança do automóvel. Quando essa manutenção é feita, toda a parte de suspensão do veículo também é inspecionada, podendo ser diagnosticado, em tempo, problemas na suspensão e amortecedores. Atenção: pneus carecas e falta de estepe ou sem condições de uso são consideradas infrações graves (5 pontos na carteira de habilitação).

Filtros - quando em bom estado de conservação, os filtros de óleo, ar, combustível e de cabine ajudam a reduzir o consumo de combustível, o nível de emissão de poluentes e até mesmo a entrada de partículas e gases nocivos no interior do veículo. Realizar a manutenção preventiva e, sempre que necessário, efetuar a troca dos filtros evita danos à injeção eletrônica, assim como nos demais sistemas e peças do motor. A recomendação é que a troca destes componentes seja feita sempre em intervalos sugeridos no manual do fabricante do veículo.

Correias - a principal função desta peça é o sincronismo entre o virabrequim e o comando de válvulas, principais eixos do motor. Quando a correia quebra, há interrupção nesse sincronismo, o que provoca parada total do veículo. Aconselha-se uma avaliação visual a cada 10 mil quilômetros. A cada troca, é recomendável ainda avaliar o estado das polias e tensionadores, a fim de garantir a eficiência da correia e evitar o desgaste precoce da mesma.

Velas - quando o carro começa a apresentar problemas como dificuldades na partida, falhas nas acelerações e retomadas, aumento do consumo de combustível e perda de potência pode ser a hora de trocar o conjunto de velas de ignição. É recomendado que, na troca das velas de ignição, tanto para motores flex, como a gasolina ou a álcool, seja consultado o manual do fabricante do veículo ou a tabela de aplicação disponível nos canais de vendas, para verificar qual é a vela de ignição correta para o motor daquele veículo. Este cuidado é extremamente importante e pode evitar vários danos causados por uma aplicação incorreta.

Cabos de ignição - ao levar o carro no mecânico para a verificação do estado das velas, é indicado que sejam observadas também as condições dos cabos de ignição, que são os responsáveis por conduzir a energia produzida na bobina de ignição às velas do motor.
Sistema de freios - a recomendação é verificar o sistema de freios a cada 5 mil quilômetros e substituir o fluido de freio a cada 10 mil quilômetros ou 12 meses. Na hora de substituir o fluido, é importante levar em consideração a especificação correta para cada tipo de veículo. Por isso, a recomendação é sempre seguir o prazo especificado no manual do proprietário do veículo. A aplicação de um fluido não adequado pode reduzir a eficiência da frenagem ou mesmo danificar o sistema, colocando em risco a segurança.

Campanha Carro 100% - A campanha Carro 100%, do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA), que tem como objetivo a conscientização, em diversas mídias, sobre os benefícios do cuidado preventivo e regular. Mais informações sobre a campanha no www.carro100.com.br.

Fonte: Revista Mecânica Online